domingo, 28 de Abril de 2024  18:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-04-2005

Aplausos e "vivas" na apresentação de Bento XVI aos fiéis


Novo Papa

Muitos aplausos, alguns vivas ao Papa e depois um clamor, quando a cortina da varanda da Basílica de São Pedro se abre e o cardeal Ratzinger é apresentado pela primeira vez aos fiéis como Papa eleito.

Um mar de gente enche a praça de São Pedro e toda a avenida principal de acesso ao Vaticano. Todos querem ver o 265/o papa.

Tinham vindo a correr mal ouviram a notícia da eleição surpreendentemente rápida - à quarta votação -, abandonando locais de trabalho, carros privados e transportes públicos.

Entre o clamor, comentários pontuais marcam algum desapontamento pelo nome escolhido. Há referências à idade de Ratzinger e ao facto de ser demasiado conservador. Outros confessam que teriam preferido "um papa italiano".

Entre os desapontados, António Pereira. Vive em Roma desde 1991, e estava no autocarro a caminho do Vaticano para "ir ver o fumo negro" quando ouviu pela rádio a notícia de que afinal era branco.

"Estava mesmo à espera do fumo negro e esperava que fosse D.

José Policarpo", admite, explicando que o cardeal-patriarca de Lisboa foi o seu reitor na Universidade Católica e que seria uma pessoa ideal para "ajudar a resolver" os problemas actuais.

Mas a maioria parecia estar claramente satisfeita, a julgar pelo quase constante aplauso, só interrompido para escutar as curtas declarações iniciais de Bento XVI.

Com apenas quatro escrutínios, os 115 cardeais eleitores conseguiram escolher aquele a quem cabe a responsabilidade de guiar os destinos da igreja católica.

A diversidade de nacionalidades, origens, fés e idades de quem hoje estava na Praça de São Pedro, caracteriza o que tem sido a reacção popular neste processo de transição papal.

Longe das análises, dos comentários e das opiniões que esta escolha pontifical suscitará, quem hoje estava em São Pedro dividia- se entre a fé e a curiosidade de testemunhar o momento histórico.

No curto quarto de hora entre a frase tradicional "Habemus papam" e a saída do papa Bento XVI da varanda, sucederam-se os aplausos - uma manifestação de alegria e regozijo que dois grandes grupos de freiras de congregações diferentes exemplificaram gritando em uníssono "Ei-lo!", benzendo-se e juntando-se também ao aplauso.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®